Vai dar Babado pra manga e tudo Mais
Santos Dumont será fechado para sorteio da Copa; Anac teme caos aéreo
Bruno Freitas, Ricardo Perrone e Thales Calipo No Rio de Janeiro
O aeroporto Santos Dumont na região central do Rio de Janeiro ficará fechado por quatro horas na tarde de sábado, em razão da realização do sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo, na Marina da Glória, na mesma área da cidade.
A previsão é de que o Santos Dumont fique inoperante para pousos e decolagens entre 14h e 18h de sábado. Neste período, os 42 voos previstos serão remanejados para o aeroporto internacional do Galeão, na Ilha do Governador. A informação foi confirmada à reportagem do UOL Esporte pela Anac (Agência Nacional de Avião Civil).
O pedido de paralisação do aeroporto foi feito pela área de segurança do Comitê Organizador da Copa (COL) para a Anac, com o argumento de que o tráfego aéreo no Santos Dumont poderia interferir nos equipamentos responsáveis pela transmissão do evento para mais de 200 países. Além disso, o barulho dos aviões sobrevoando a Marina da Glória também provocaria trepidações no ambiente em que ocorrerá o evento.
Apesar de a decisão sobre o fechamento do Santos Dumont para pousos e decolagens já ter sido oficializada, a Anac, em novo contato com a reportagem doUOL Esporte, afirmou que voltou a discutir o assunto. Dessa forma, não está descartada, pelo menos por enquanto, uma mudança de opinião e a reabertura do aeroporto durante o sorteio da Copa do Mundo.
Durante esta mesma reunião, os funcionários da Anac estão discutindo com autoridades da Infraero medidas para tentar contornar os prováveis transtornos que o fechamento de um dos mais movimentados aeroportos do país acarretará a todo trânsito aéreo nacional.
O sorteio das eliminatórias da Copa de 2014 acontece neste sábado no Rio de Janeiro a partir das 15h (horário de Brasília).
Comitê Organizador 'culpa' a Fifa por gastos de R$ 30 milhões com sorteio da Copa
Bruno Freitas, Ricardo Perrone e Thales Calipo No Rio de Janeiro
O COL (Comitê Organizador Local) empurrou para a Fifa a responsabilidade pelo tamanho da conta do sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, neste sábado, às 15h, no Rio de Janeiro. A despesa de R$ 30 milhões será paga pela prefeitura e pelo governo do Rio, patrocinadores da solenidade, como revelou o UOL Esporte, na última sexta-feira.
“A Fifa faz uma série de requerimentos, ela fala o tamanho do palco, fala o que precisa. E nós providenciamos. Então, chegamos ao orçamento devido aos requerimentos da Fifa”, disse Joanna Havelange, filha de Ricardo Teixeira e que representou o COL na primeira entrevista coletiva sobre o sorteio, nesta terça, na Marina da Glória.
A estratégia de justificar o tamanho dos gastos com as exigências da Fifa é a mesma usada por algumas das cidades-sedes ao falar sobre estouros em seus orçamentos.
Recentemente, durante visita de uma comissão de deputados ao COL, o órgão disse que muitas vezes não há exigência da Fifa, apenas recomendação. Ou seja, nem sempre ela pode ser responsabilizada pelos gastos.